A Associação Amarante Automóveis Antigos, em parceria com o Museu do Caramulo e com a Oficina Leite&Janeiro, realiza, anualmente, duas Certificações de Veículos de Interesse Histórico.
Vantagens da Certificação para:
– Automóveis Clássicos (30 anos ou mais):
a) Isenção da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO);
b) Isenção de IUC;
c) Estatuto de clássico junto das seguradoras em caso de conflito;
d) Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas;
Validade: de 4 a 10 anos, mediante o ano de produção;
Valor: €75
– Automóveis Pré-Clássicos (20 a 29 anos):
a) Estatuto de Pré-Clássico junto das seguradoras em caso de conflito;
b) Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas;
Validade: 4 anos
Valor: €75
Pontos a verificar nas Certificações:
Carroçaria – Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme; Capota – Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração; Estofos – Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo; Instrumentos – Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior); Limpa Vidros – Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro; Iluminação – Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veículo; Chassis – O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado; Suspensão – O sistema de suspensão deverá funcionar corretamente e ser original; Rodados – Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam de época. (Ex. Jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respectivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca; Direção – O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas; Travões – Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência; Motor – O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas; Sistema de Combustível – O sistema de combustível deverá ser o original; Transmissão – A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada; Sistema Eléctrico – O sistema eléctrico deverá ser o original; Diversos – Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc., deverão ser de época.
Fonte: Museu do Caramulo